PT | 
 

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 2013

 

A mcel, desenvolveu no ano de 2013, um intenso programa de responsabilidade social corporativa que reforça o posicionamento da sua marca na sociedade, focando as suas acções nas áreas da Educação, Saúde, Desporto, Cultura e Meio Ambiente, fazendo destas acções uma aposta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na consolidação das suas práticas socialmente responsáveis.

 

No que diz respeito à sua intervenção na área da educação, a mcel ofereceu uma sala de informática completa à Escola Secundária 1o de Maio de Chicuque, na província de Inhambane. Nesta área, participou igualmente na premiação dos estudantes que se destacaram nas cerimónias de graduação da Universidade Pedagógica para estimular o engajamento dos estudantes moçambicanos na busca de um ensino de qualidade.

 

Prosseguindo nesta área, a mcel participou pela terceira vez consecutiva na Campanha Nacional de Saúde Oral nas Escolas, projecto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Educação que visa cultivar nas crianças em idade pré-escolar os bons hábitos e cuidados com a saúde oral, como forma de as prevenir das doenças orais. Neste projecto, a mcel, como principal parceiro, disponibiliza todo material adequado para a campanha, abrangendo todas as escolas primárias do país.

 

No que concerne à Saúde, a mcel, a UNICEF e o Ministério da Saúde rubricaram um Memorando de Entendimento sobre o projecto denominado”sms para a vida”, ao abrigo do qual a mcel passou a disponibilizar a sua plataforma de sms para envio de mensagens a todos os clientes da mcel com conteúdos informativos sobre as práticas de prevenção relacionadas com as principais doenças existentes no país como a Malária, Cólera e outras doenças. Este projecto, visa igualmente manter a população devidamente informada sobre os serviços de saúde pública no país como forma de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde em Moçambique.

Para alavancar a sua política socialmente responsável, a mcel não ficou alheia às calamidades naturais que assolaram o país em 2012 por isso, procedeu a entrega de donativos ao INGC para suprir parte das necessidades das famílias afectadas pelas cheias entre outros artigos para mitigar o sofrimento das vítimas. A este apoio, a mcel disponibilizou igualmente alguns telemóveis e recargas para facilitar a comunicação das equipas de resgate que trabalhavam nos locais afectados pelas cheias.

 

Ainda no âmbito das suas acções socialmente responsáveis, apoiou várias actividades do dia internacional da criança e dia da criança africana, comemorados a 1 e 16 de Junho. Para assinalar o dia 1 de Junho, a mcel ofereceu uma tarde diferente aos filhos dos seus colaboradores onde tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral apresentada pelo grupo TP50 e muita animação para todas as crianças neste dia.

 

Por ocasião do dia da Criança Africana, apoiou as comemorações centrais desta efeméride, organizada pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, na Província de Inhambane. Ainda por ocasião do mês da criança, desenvolveu com a Associação Vukka, representada pela artista musical Mingas, o projecto “Música na Escola” onde foram realizados alguns concertos musicais pela artista e palestras educativas sobre vários temas como Higiene, Saúde Reprodutiva e outros do interesse das crianças. Neste projecto-piloto, duas escolas foram abrangidas, a Escola Primária 25 de Junho e a Escola Primária de Intaka.

 

A mcel apoiou igualmente o Natal do Paciente no Hospital Militar de Maputo, oferecendo artigos diversos para os doentes daquele hospital e proporcionar um dia diferente e com muita alegria. A solidariedade também está sempre presente nas múltiplas acções desenvolvidas pela mcel e por esta razão participou na cerimónia de homenagem organizada pela Folha Verde Noivas & Eventos, através de uma oferta de um motociclo e alguns produtos comerciais de geração de renda para a homenageada do evento. Estas acções demonstram o cometimento da empresa com a comunidade e permitem maior reconhecimento da empresa em acções de cidadania.

 

Com base no compromisso de promover o desenvolvimento sócio-cultural do País, em 2013, a empresa abraçou importantes projectos literários, tais como, Entre as Memórias Silenciadas de Ungulani Ba Ka Khossa, Antologia de Contos de Lília Momplé, Por quem vibram os tambores do além de Paulina Chiziane e três grandes obras com o registro da História de Moçambique, nomeadamente, Simpósio dos 50 anos da Frelimo, OMM e o Destacamento Feminino e, Suprema Dádiva, todos produzidos pelo Centro de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional. Apoiou igualmente a edição das obras vencedoras do Prémio Literário 10 de Novembro 2012 cujas obras vencedoras foram “Poesia Total” de Léo Cote e “Ditame” de Leonel Arão. Todas estas obras foram apoiadas com o intuito de elevar a identidade e cultura moçambicana.

 

Demonstrando o seu compromisso para com o desenvolvimento do desporto no País, a mcel e o Ministério da Juventude e Desportos, lançaram o projecto Moçambique em Movimento - Bolas para os Distritos, ao abrigo do qual a mcel financiou a aquisição de bolas de futebol, basquetebol e voleibol para o projecto de massificação do desporto comunitário no país ao nível nacional.

 

No âmbito do projecto de Formação e Promoção de Auto-Emprego concebido pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, Maria da Luz Guebuza em 2012, ao abrigo do qual a mcel financia a aquisição de kits profissionalizantes para apoio na formação de técnicos profissionais nas áreas de carpintarira, constução civil, canalização, serralharia e pedreiro, beneficiaram-se destes kits em 2013, os técnicos da Província de Nampula, numa cerimónia pública que contou com a participação da Esposa do Presidente da República. Este projecto, visa incentivar e promover o empreendedoris no país.

 

A questão ambiental não deixou de ser uma preocupação para a mcel e nesta área, a sua atenção continuou virada para o projecto de limpeza da praia em colaboração com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem. Um grande trabalho de sensibilização e consciencialização deu continuidade durante o ano de 2013 junto dos vendedores da zona da praia como forma de cultivar hábito e práticas ambientalmente sustentáveis na preservação do meio-ambiente.

 

Há um sorriso que nos liga :)

 

Clique para listar as tarefas