PT | 
 

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 2015

Na Área da Saúde

- Campanha Nacional de Saúde Oral
O Lançamento foi por ocasião da celebração do Dia Mundial de Saúde Oral, assinalada neste dia e sobre o lema Sorrir para a Vida. O evento teve lugar na Escola Primária Completa São João Baptista de Moatize, na Província de Tete, no Município de Moatize com início do programa às 09:00 horas. O evento contou com a participação de representantes do Governo da Província e do Município, representantes do MISAU e MINED, Parceiros do Projecto, Professores, Encarregados de Educação e centenas de crianças, alunos da escola como ilustram as imagens abaixo. Em representação da empresa participou a Directora Regional Centro, Dra. Inês Teixeira onde proferiu um discurso e formalizou a entrega de parte dos brindes e kits disponibilizados pela empresa para o projecto. Este foi o quinto ano consecutivo do projecto e a empresa é parceira desde a sua 1a edição pelo impacto positivo que o projecto tem dado para todos os intervenientes, comunidade, governo e empresa. Este é mais um acto que se enquadra nas nossas acções socialmente responsáveis e visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos petizes e das comunidades e a marca da empresa associada a este segmento alvo do projecto é bom pois, podemos acreditar que a marca mcel permanecerá presente nas crianças abrangidas pelo projecto e terá uma boa reputação junto dos seus públicos.

- Lançamento da Helpo
O lançamento foi alusivo a apresentação da associação, com a participação da direcção da ONG Associação Helpo em Portugal, com intuito de dar a conhecer o trabalho realizado desde 2008 aos meios de comunicação e aos representantes das Instituições Governamentais, Padrinhos, assim como os parceiros que têm tido um papel fundamental para que a Helpo possa concretizar as suas actividades com sucesso.

Importa referir que a nossa empresa já é parceira desta organização e já contribuiu para algumas actividades levadas a cabo como o apoio à corrida solidária, oferta de donativos às crianças de algumas escolas em Nampula, oferta de um dia de visita às instalações da empresa em Nampula para as crianças da Escola Primária de Teacane por ocasião do dia 1 de Junho que culminou com a oferta de lanches e brindes para as crianças.

- Corrida Juntos Contra a Fome
Corrida com vista a assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que é celebrado anualmente a 16 de Outubro. A corrida teve como ponto de partida o Centro de Manutenção Física António Repinga e de chegada a Praça da Independência, e contou com a participação de mais de 400 pessoas subdivididas

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015

em cinco categorias, nomeadamente, Cadeirantes, Populares, Federados, Triciclos e Ciclismo. O evento, denominado “Corrida CPLP”, foi organizado em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e tinha como objectivo mobilizar a sociedade para a construção de uma comunidade livre da fome.

Na Área da Cultura

- Lançamento do Livro “Pneu em Chamas”
A Cerimónia do lançamento do livro “Pneu em Chamas”, do escritor Jorge de Oliveira. A cerimónia, contou com a participação de alguns quadros do governo, do PCA e Director de Marketing e Vendas da mcel, Dr. Teodato Hunguana e Engo Benjamim Fernandes respectivamente, do Secretário Geral da AEMO que fez a apresentação do livro e convidados que assistiram ao evento.

- Lançamento do Livro “Caderno de Memórias Vol.II”
O lançamento do livro supracitado da autoria do conceituado escritor Aldino Muianga que contou com o apoio da nossa empresa, em parceria com o BCI. O evento decorreu no Centro Cultural Português: Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, em Maputo e teve o seu início às 18:00 horas. A cerimónia foi bastante concorrida e contou com teve participação de Sua Excia. Primeiro-Ministro, do Embaixador de Portugal em Moçambique, o representante do BCI, autores e demais convidados. O livro Caderno de Memórias, Vol. II, foi apresentado pela Profa Dra. Rosânia Pereira da Silva e tem como pano de fundo a vida dos habitantes dos subúrbios da ex-cidade de Lourenço Marques. Parte significativa da obra de Aldino Muianga centra-se em eventos ocorridos durante o período colonial na periferia daquela que hoje é a cidade de Maputo.

- Lançamento do Livro “Ngoma Yethu”

O lançamento do livro supracitado da autoria da conceituada escritora Paulina Chiziane que contou com a comparticipação da nossa empresa, em parceria com o Banco de Moçambique. O evento decorreu no Museu da História Natural, em Maputo e teve o seu início às 17:30 horas. A cerimónia contou com a participação de escritores, estudantes e demais convidados como ilustram as fotos a seguir. O livro Ngoma Yethu, foi apresentado pelo Prof. Dr. Nataniel Ngomane e tem como pano de fundo, segundo a autora, o cristianismo europeu e o curandeirismo africano.

- Inauguração da Exposição Percursos II de Kheto
A cerimónia de Inauguração da Exposição Percursos II, que é resultado do artista plástico Kheto Lualuali.

A inauguração da exposição conta com o apoio da nossa empresa e insere-se nas festividades dos 128 anos da cidade de Maputo, que se comemora a 10 de Novembro próximo. O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo, algumas personalidades e individualidades políticas e das artes e cultura, e fez-se presente em nome da empresa, o Dr. Teodato Hunguana, Presidente do Conselho de Administração que enalteceu que a mcel pretende demonstrar o reconhecimento e consciência social pelo contributo do artista Kheto para o panorama cultural nacional e também, retribuir, uma vez mais, a confiança que a sociedade tem mantido nos serviços que a empresa presta.

 

Na Área da Educação

- Lançamento da Réplica do Projecto “Grito da Criança”
A cerimónia da réplica do Lançamento do Projecto “Grito da Criança” desenvolvido pela AMVIRO

(Associação Moçambicana para as Vítimas de Insegurança Rodoviária). O programa teve início às 06:00 horas com a distribuição de flyers com objectivo de massificar as práticas de respeito no peão, da protecção e segurança da criança na via pública para procurar reduzir os atropelamentos de crianças na via pública. O evento contou para além dos alunos da Escola Primária Completa Unidade 2, com a presença dos representantes da Governadora da Cidade de Maputo, do Inaterr, do Conselho Municipal, da PRM, do representante da AMVIRO, da Direcção e professores da Escola, da Comunidade, de parceiros entre outros.

- Inauguração do jardim Infantil de Inhagóia
Esta inauguração é resultado do Projecto Reconstruir Moçambique, do qual a nossa empresa é parceira.

O Projecto Reconstruir Moçambique, é um projecto que consiste na reconstrução de espaços públicos do país, concebido pela empresa Ambiente R`s Lda., em parceria com várias empresas.Esta inauguração constituiu a entrega da fase Piloto do Projecto e consistiu na reconstrução deste jardim, outrora escolinha, situado no bairro de Inhagóia, na cidade de Maputo e conta com a participação de várias empresas que têm contribuído financeiramente e em género no investimento. A Escolinha, que agora chama-se Jardim Infantil de Inhagóia, é também apadrinhada pelo Instituto Zizile, pertencente à FDC Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, representada pela Dra. Graça Machel.

- Entrega da Escola Primária Completa Agostinho Neto - Beira
Teve lugar no campo de basquetebol da Escola Primária Agostinho Neto- Beira, a cerimónia de entrega

oficial da Escola Agostinho Neto. A Moçambique Celular, SA., direcção regional centro, abordou a Escola Primária Agostinho Neto e concordámos junto da Direcção da Escola proceder à reabilitação que consistiu em: Remoção, fornecimento e montagem de portas e janelas; Reparação do sistema de abastecimento de água incluindo o fornecimento de torneiras, acessórios; Fornecimento e montagem de duas electrobombas; Reparaçao de infiltração de água em coberturas de chapas de alumínio e lage em betão; Reabilitação do telhado; Manuntenção do sistema eléctrico e Pintura interior e exterior da Escola.

Na Área da Educação

 

- Projecto Operação CACO
Uma jornada de Limpeza denominada Operação CACO. A jornada de limpeza iniciou por volta das 08:30 e decorreu ao longo da avenida Marginal, mais concretamente entre a praia da Costa do Sol e o Restaurante Mira Mar. Projecto concebido por ocasião do Dia Internacional da Terra que se comemora a 22 de Abril, a Operação Caco foi organizado pela Ntumbuluku (Cooperativa de Educação ambiental) e o Conselho Municipal de Maputo, sua parceira. A Operação Caco foi organizada com o objectivo de promover a limpeza de cacos e vidros ao longo da praia; contribuir junto aos munícipes para a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e a praia em especial e ainda contribuir para a redução de acidentes e integridade física entre os utentes da praia.

Actividades Socialmente Responsáveis

- Apoio às Vítimas das Cheias
Entrega de uma contribuição em género para apoiar as vítimas das cheias, que desde o mês de Janeiro registam-se nas zonas centro e norte do país. Esta contribuição, destinou-se ao suprimento de parte das necessidades em materiais e equipamentos, bem como produtos alimentares de primeira necessidade as famílias afectadas em quantidades aproximadas à 20mil quilogramas para beneficiar acerca de 33mil pessoas. A nossa empresa, não se fez alheia à esta triste situação e encontrou neste pequeno gesto, a forma de mais uma vez, manifestar a sua solidariedade para com as famílias afectadas.

- Assinatura de MOU com o INGC
A assinatura de um memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, o qual visa dentre outras, o fornecimento pela mcel de uma Linha Verde. A Linha Verde, cujo número é o 823441, estará disponível 24 horas por dia, de Segunda à Domingo, incluíndo feriados e quadra festiva do Natal e Final do Ano e será disponibilizada ao INGC, para a recepção das chamadas de todos aqueles que pretendam comunicar a ocorrência de um evento extremo ao INGC, e estará disponível a custo zero para todas as comunidades e sociedade no geral. Ainda no presente acordo a mcel compromete-se em disponibilizar também a sua plataforma tecnológica para envio de mensagens (bulk sms`s) de apoio, às vítimas de desastres.

- Comemoração do Dia Internacional da Criança
Sob o lema “Casar? Só depois dos 18anos!”, o evento teve a presença de cerca de 1200 petizes provenientes de centros de acolhimento de crianças órfãs e vulneráveis, infantários, escolas e organizações sociais, que se juntaram ao Presidente da República para com ele conversarem e colherem conhecimentos sobre os principais marcos da história nacional.

- Oferta de Produtos ao Centro Pro-Idosos de Beluluane
Entrega de uma contribuição dos colaboradores da mcel que foram angariados durante a Feira do Livro

em produtos alimentares. Esta contribuição destina-se para cobrir parte das necessidades em produtos alimentares de primeira necessidade como arroz, feijão, farinha de milho, açucar, óleo entre outros produtos aos Idosos bem como permitir que os idosos passem as festas de Natal e de Fim de Ano de forma condigna, assim como ajudar ao centro nas suas necessidades, muitas das quais ligadas à

 

alimentação e higiene num acto solidário por parte dos colaboradores e enquadrado em mais uma acção de Responsabilidade Social Corporativa que a a empresa não se fez alheia há este apoio e encontrou neste pequeno gesto, a forma de mais uma vez, manifestar a sua solidariedade para com estes idosos.

Clique para listar as tarefas